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PÓS EVENTO: O QUE ANALISAR?

Evento finalizado com sucesso? Chegou a hora de dar início as tarefas do pós-evento. Descubra quais aspectos devem ser analisados.



Evento finalizado com sucesso? Chegou a hora de dar início as tarefas do pós-evento. Sim, não é porque o dia tão esperado passou que o seu trabalho na organização do seu evento pode ser dado por encerrado.


Há muito o que aprender com o que foi feito até então, é preciso analisar o que deu certo, o que deu errado e, principalmente, como é possível melhorar.


Veja a seguir o que você deverá analisar nesse momento.


Feedback dos participantes

Esse é o primeiro passo a se tomar em seus estudos no pós-evento, especialmente se tem a intenção de realizar novos projetos similares.


Algumas pessoas preferem coletar essas informações em tempos real, em quanto outras preferem meios mais tecnológicos como questionários online, sms ou e-mail marketing.


Independente de qual o método escolhido, alguns aspectos devem estar presentes, ou seja, existem perguntas que não podem faltar. Pergunte sobre a programação, o local do evento, os palestrantes, o conteúdo trabalhado, a ideia é que você descubra se conseguiu transmitir o valor esperado.


Para uma análise mais completa, peça também o feedback de patrocinadores, palestrantes e expositores.


Orçamento

Seguindo com o seu pós-evento, tire tempo para analisar o seu orçamento. Você provavelmente tinha um limite de gastos, você conseguiu seguir o planejamento esperado?


É importante que tenha organizado suas despesas com precisão, para que o seu balanço possa ser assertivo nesse momento.


Você provavelmente se deparou com alguns gastos imprevisíveis, e tudo bem, isso é normal. Mas mesmo esses valores devem ser considerados agora no pós-evento.


Analise de maneira crítica suas planilhas e veja como pode se programar melhor nas próximas edições.


Além do que foi gasto, é necessário checar o faturamento e os lucros do seu evento, afinal, esse é o objetivo, pelo menos na maioria dos casos. Você alcançou a meta prevista?


A ideia é descobrir formas de melhorar seus ganhos em próximas oportunidades.


Desempenho dos seus fornecedores

Esse é outro quesito importante e que pode ter relação com o sucesso do seu evento. Alimentação, tecnologia, segurança, verifique como cada um desses aspectos foi trabalhado durante o evento. Seus fornecedores atenderam as expectativas?


Você provavelmente fez um longo estudo sobre a experiência e confiabilidade de cada pessoa que contratou. De fato, todo evento está sujeito a imprevistos, mas até mesmo nas falhas é possível avaliar o atendimento. Como a sua equipe lidou com o inesperado?


O pós-evento é um bom momento para você avaliar quem será mantido em sua rede de fornecedores e quais pessoas ou empresas precisarão ser substituídos.


Briefing inicial

Agora que você já ouviu o que o público tem a dizer sobre o evento, já realizou um balanço financeiro e técnico do seu projeto, chegou a hora de revisar o seu briefing, ou seja, o seu planejamento inicial.


Primeiramente, será necessário avaliar quais objetivos foram alcançados, o que funcionou como o esperado e quais coisas saíram do que estava previsto.


Mais do que diagnosticar o que deu errado, essa analise mapeia os pontos fortes e fracos do seu trabalho como gestor, e da atuação da sua equipe de maneira geral, veja no que é preciso melhorar.


A partir desse estudo, elabore desde já um plano de ação. A ideia é que você tire o melhor aprendizado possível para realizar um trabalho ainda melhor em novas oportunidades.


Que tal algumas dicas para fazer do seu evento um sucesso? Agora que você já descobriu tudo o que o seu pós-evento poderia revelar, é hora de otimizar seus conhecimentos e se preparar para o próximo, leia também: “5 SEGREDOS PARA TER UM EVENTO DE SUCESSO”

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