Depois de ser um dos segmentos de mercado mais castigados no período da pandemia pelo coronavírus, o setor de eventos já mostrou que sua retomada está sendo e será ainda mais promissora.
Após fechar 2022 com bons números - melhor, inclusive, do que outros setores econômicos - a tendência é que 2023 seja ainda melhor.
Afinal de contas, além de voltar a crescer, a área de eventos está sendo impactada por várias inovações tecnológicas que vieram para ficar. E para que produtores e gestores de eventos possam estar integralmente conectados com as novas oportunidades do setor, ficar ligado nas tendências é essencial.
É exatamente isso que traremos hoje. Neste artigo, discutiremos informações preciosas sobre as novas tendências do mercado de eventos, para que este momento de novidades e prosperidade seja muito bem aproveitado.
Continue a leitura e conheça as principais novidades para o setor de eventos em 2023!
Como está o mercado de eventos atualmente?
Em dois anos de lockdown, período durante o qual diversos eventos tiveram que ser cancelados e muitas empresas e produtoras chegaram a fechar as portas, o setor precisou se reinventar de forma nunca vista antes.
O famoso “fique em casa” fez com que eventos, antes presenciais, tivessem que ser totalmente reprogramados para o formato on-line acima de tudo. Este era um formato que até já existia, mas que ainda não fazia parte do programa de várias empresas de eventos nem tinha grande relevância no mercado.
Conforme o avanço da vacinação e a reabertura gradual dos eventos, contudo, o setor agora passou a lidar com um novo formato: o híbrido. Assim, a maioria dos eventos se adaptou para lidar com os programas presenciais e on-line ao mesmo tempo.
Evidentemente, esse formato transformou de forma significativa o setor de eventos - que agora precisa planejar, organizar e conduzir as atividades com outra dinâmica.
Foi aí que a tecnologia passou a ter ainda mais espaço, sendo atualmente peça fundamental para o mercado de cerimônias e festividades.
Tendências para eventos em 2023
Para que os resultados acompanhem o crescimento do mercado, é importante que as empresas estejam focadas em conhecer e adotar as inovações e tendências que já são realidade no setor.
Sendo assim, o que o mercado de eventos pode esperar para 2023?
Inteligência Artificial (IA)
Vamos começar pela tecnologia que está dando o que falar nesse início de ano. Criticada ou amada, a IA é uma realidade que chegou para ficar. Ela promete realizar tarefas antes apenas possíveis aos humanos, trazendo agilidade e facilitando o trabalho diário do planejamento à execução.
Na área de eventos, a IA está sendo amplamente utilizada para reconhecimento facial (credenciamento), pesquisas, criação, chatbots, marketing direcionado e outras atividades.
É algo a que produtores de eventos não podem ficar alheios.
Foco no Cliente
Os participantes dos eventos são o foco principal. É óbvio? Sim, mas também é comum que, durante o processo de planejamento, alguns produtores esqueçam ou deem menor atenção a esse fator determinante para o sucesso do evento.
Sem um público, tudo perde a razão. Com um público satisfeito, uma série de conexões são possíveis e o relacionamento com as marcas se potencializa.
Dessa forma, conhecer o público, gerir bem as necessidades e os objetivos do evento e reajustar “a rota” sempre que necessário se torna crucial.
Interatividade
O aumento da interação das pessoas com as empresas é crescente. No mundo virtual, a internet e as redes sociais criaram essa possibilidade, antes menos real.
O fato é que agora a tecnologia permite que essa interação seja real e aconteça de forma cada vez mais orgânica. Tanto nos eventos presenciais quanto nos eventos on-line, os participantes querem viver uma experiência memorável. Sendo assim, quanto mais imersiva melhor.
De uma certa forma, os participantes querem sentir que sua presença gera insights importantes e contribui naquele “todo” no qual ela está inserida.
E isso é, de fato, possível através de games, enquetes, chats de conversas, sorteios, interação nas redes sociais do evento, enfim, uma gama de oportunidades para fazer com que o participante se sinta ainda mais vinculado ao evento.
Preocupação ambiental e sustentabilidade
Uma das questões de mais relevância na atualidade é a ambiental. Na área de eventos, é importante estar antenado a isso também, haja vista que as pessoas esperam que isso esteja em pauta ou em evidência durante os eventos.
É importante colocar em prática ações de consciência ambiental que possam ser compartilhadas com e pelas pessoas.
Por exemplo, o uso de materiais recicláveis, embalagens biodegradáveis, energia limpa e coleta seletiva de resíduos sempre serão bem vistos aos olhos de quem está interagindo e participando do evento.
Metaverso
O metaverso ainda não é dominado por muitas empresas, mas é muito importante para cada uma que deseje dar atenção a essa tecnologia iminente.
De forma simplificada, o metaverso é um ambiente que faz uma fusão entre o mundo real e o virtual. É possível integrar esses “dois mundos” usando tecnologias como a realidade aumentada, os hologramas e a realidade virtual.
E para o mundo dos eventos, o que ela significa? A resposta é simples: o aumento da interatividade com um nível de participação intenso, ainda que virtual.
Já podem ser vistos e incorporados os avatares que interagem com os demais presentes, os recursos tridimensionais e de realidade aumentada, recursos de gamificação e a simulação de espaços físicos e transitáveis em eventos on-line, nos quais o participante interage e circula como bem entender.
Comunidades digitais
As comunidades digitais têm sido amplamente usadas para criar relacionamento entre participantes de eventos, especialmente os on-line.
Já falamos sobre a interação - e é justamente nesse ponto que a criação de comunidades ativas toca.
O pertencimento a uma comunidade gera engajamento através da oferta de informações e bônus especiais antecipadamente, além da possibilidade de interagir também com os mentores das atividades, por exemplo.
Gestão de eventos através de softwares
O público que frequenta os eventos espera uma gestão eficiente e prática, que permita um acesso descomplicado e facilidade na comunicação.
As ferramentas de gestão são cruciais para descomplicar alguns aspectos da produção, como: controle de acesso, controle de estoque, avisos, informações, cardápios e muito mais.
Imagine que, no ambiente presencial, alguns fatores são complicadores se não estiverem perfeitamente alinhados; filas para credenciamento e check-in, pontos de venda, limitação nas formas de pagamento e certificados físicos são alguns deles.
No entanto, com as novas formas de gestão através de softwares, isso tudo se descomplica, facilitando a vida do produtor e encantando os participantes.
E então, gostou de conhecer as principais tendências para a área de eventos em 2023? Temos um longo ano pela frente e certamente um mercado aquecido com todas essas novidades promete contribuir muito com as empresas de eventos.
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