• Centro de Convenções

O QUE É WORKSHOP E COMO DIFERENCIÁ-LO DE UM CURSO?

Você sabe o que é workshop? Entenda o conceito e descubra como diferenciar um workshop de um curso.


Você sabe o que é workshop? Provavelmente veio alguma definição a sua mente diante dessa pergunta. Mas, vamos torná-la mais desafiadora. Qual a diferença entre workshop e curso? Ainda há muita confusão entre os dois conceitos, e se você pretende organizar um evento, precisará compreendê-los adequadamente.

Nesse artigo você encontrará a resposta para as duas perguntas acima, além de várias dicas para planejamento e execução de um evento de sucesso. Vamos lá?


O que é workshop?

O workshop é um evento voltado ao compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos entre pessoas interessadas em um determinado assunto.

Além de explicações de especialistas, a programação inclui o aperfeiçoamento de técnicas, discussões teóricas e uma interação mais próxima entre os participantes.

Podemos dizer então, que esse tipo de evento nada mais é do que uma troca de experiências e conhecimentos entre pessoas que possuem objetivos semelhantes.

Assim como em outros modelos, o workshop possui uma estrutura bem definida, e geralmente inclui a participação de um palestrante ou instrutor, que irá conduzir toda a programação, orientando cada passo do evento.

Vamos entender melhor como esse conceito é trabalhado na prática.


Como funciona um workshop?

Agora que você já sabe o que é workshop, vamos tirar o conceito do papel. Entender a dinâmica desse tipo de evento irá te ajudar a definir se esse é mesmo o modelo que você pretende desenvolver.

Geralmente, a programação de um workshop se divide em quatro momentos:

Exposição do conteúdo

No início do evento é realizada um breve apresentação dos conceitos relevantes ao evento, esse momento segue o formato de uma palestra. Em muitos casos é dada a oportunidade do grupo também compartilhar suas experiências.


Breve discussão

Geralmente, os participantes são divididos em grupos menores para que possam levantar insights sobre os temas abordados.


Prática

A atividade prática pode ser desenvolvida em grupo ou individualmente, o que depende muito do exercício em questão. A tarefa é proposta pelo palestrante, que também auxilia em sua execução. Esse é um momento rico em conhecimento, já que todos tem a oportunidade de treinar o que foi aprendido.


Apresentação do resultado

A finalização do evento é um levantamento de tudo o que foi aprendido e dos resultados da apresentação inicial e da prática.

Essa estrutura é dinâmica, e deve ser trabalhada de acordo com o público-alvo e com os temas abordados, sendo adaptada conforme demanda.


Qual a diferença entre workshop e curso?

Essa é uma dúvida muito comum. É complicado falar sobre o que é workshop sem fazer a diferenciação entre esse tipo de evento e um curso, afinal, muitas vezes esses conceitos se confundem.

De fato, são dois formatos muito similares, principalmente no que diz respeito aos seus objetivos, que são o compartilhamento de conhecimento. Contudo, não são sinônimos.

A primeira diferença está no tempo de duração. Enquanto o curso pode durar semanas e até meses, geralmente com uma finalidade profissionalizante, o workshop é algo mais pontual, durando apenas algumas horas.

No primeiro, as informações são trabalhadas de forma a tornarem-se gradualmente mais complexas, no último, o conhecimento é completamente passado em um curto período.

Outra forma simples de diferenciar os dois modelos é pelo formato. No workshop a didática prática ganha mais ênfase, embora em ambos haja um momento de apresentação, como uma palestra.

Além disso, no modelo workshop, está mais presente a interação entre os participantes, que compartilham seus conhecimentos e experiências, acrescentando ao desenvolvimento teórico e prático do evento.

Esses são os principais aspectos usados para fazer a diferença entre o que é curso e o que é workshop, contudo, de maneira alguma podemos engessar tais conceitos. Bem como outros tipos de eventos, eles devem ser adaptados e trabalhados de acordo com as demandas do público-alvo.

Diz aí, como anda a programação do seu evento? Já escolheu o local ideal? O Centro de Convenções de Vitória é a escolha certa. Temos salas de diferentes tamanhos, ideais para qualquer tipo de evento. Sem falar em nossa localização privilegiada na capital capixaba.

Agende uma visita!

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo