top of page
  • Foto do escritorCentro de Convenções

Lista de convidados de casamento: como fazer a sua!

Definir a lista de convidados de casamento não é uma tarefa tão simples. Mas não se preocupe, nós podemos te ajudar!



A hora de definir a lista de convidados de casamento sempre é um momento muito delicado, mas é extremamente essencial para o evento. A lista de convidados é uma das primeiras coisas que os noivos devem fazer na hora de planejar a cerimônia.


Com a lista já definida por completo, decidir as outras coisas do casamento fica mais fácil, como o buffet, o local do evento e outros vários detalhes. Neste artigo nós vamos te ajudar a entender as principais etapas necessárias para definir a lista de convidados do seu casamento. Confira abaixo!


1. Tenha em mente um número de convidados aproximado

Não é necessário ter uma lista exatamente certa antes do casamento, mas é preciso ter uma ideia do número de convidados com algum tempo de antecedência para começar a definir os outros pontos essenciais do evento.


Para ter um número aproximado de convidados, pense em números redondos. Assim, é possível ter uma noção da quantidade e quais os locais que serão capazes de comportar todos os convidados. Afinal, existem lugares com números mínimos ou máximos de convidados permitidos que os noivos precisam respeitar.


Por isso, é muito importante estimar a quantidade de pessoas convidadas, pensando principalmente naqueles que vocês realmente gostariam que fossem, mesmo sabendo que podem haver desistências no dia. Assim, com isso em mente, é possível seguir com o planejamento das outras coisas do casamento.


2. Defina os convidados

Esse é um momento bastante agradável e descontraído para os noivos na hora de montar a lista de convidados de casamento.


Para começar a tomar essa decisão, faça um esquema de grupos onde é possível adicionar todos os convidados desejados, como amigos, familiares próximos e distantes, colegas de trabalho, entre outros. Nesse momento, é bem legal pensar em pessoas divertidas que serão capazes de deixar o casamento ainda mais inesquecível. A partir desse ponto, vocês decidem!


Porém, existem algumas regras que são necessárias na hora de criar a lista para que não tenha problemas com os convidados. Um bom exemplo é que todos os familiares próximos precisam estar na lista, assim como os amigos mais próximos do casal.


A partir disso, os noivos podem decidir quais pessoas são mais ou menos relevantes na lista de convidados. Colegas e chefes de trabalhos devem ser colocados na lista somente se houver um relacionamento mais íntimo diretamente com eles. Caso contrário, não é necessário convidá-los por obrigação.


3. Faça alguns orçamentos

É bem verdade que o casamento é um momento especial que os noivos desejam compartilhar com todas as pessoas próximas a eles. No entanto, é necessário lembrar que a quantidade de convidados para o casamento está diretamente ligada ao orçamento para o evento.


O lugar escolhido, o serviço de buffet, o bar e todas as lembranças do casamento são influenciados pela quantidade de convidados. Por isso, é preciso pensar em quantas pessoas vocês desejam e podem convidar e, em seguida, adicionar ou retirar pessoas de acordo com o orçamento disponível para o evento.


Vale lembrar que na hora de definir o orçamento, é essencial ter em mente se existirão ajudas financeiras externas. Assim, com essa ajuda, é possível ter uma ideia da possibilidade de convidar ou não mais pessoas para a festa.


4. Rabisque rascunhos com as listas

Chegou o momento de realmente começar a definir os convidados e, para isso, é necessário consultar alguns rascunhos de listas e finalizar essa parte com perfeição. Uma boa dica é fazer duas listas, uma lista com ordem de preferência como amigos nem tão próximos, convidados por compromisso e outra lista com as pessoas que os noivos realmente gostariam que estivessem na festa.


Com essas listas em mãos e, principalmente após receber a confirmação de presença, é possível convidar mais pessoas para preencher as vagas que estão sobrando. Os convites para a festa devem ser enviados o quanto antes para ser possível realizar um segundo envio para os outros convidados.


É possível fazer quantas listas forem necessárias para finalizar essa etapa com perfeição, sem deixar ninguém de fora, afinal, é um momento especial e todas as pessoas queridas pelos noivos devem estar presentes.


A importância da confirmação de presença

O casamento é um evento muito especial e é desejo dos noivos convidar a todos que são próximos a eles. Mas existem muitas pessoas que são convidadas e, por algum imprevisto ou necessidade, não comparecem no dia do evento.


Por isso, ao realizar a lista de convidados e enviar os convites é extremamente importante que os noivos solicitem uma confirmação de presença. Tendo noção de quantas pessoas vão e quantas desistiram, é possível reorganizar o buffet, o espaço do casamento e convidar outras pessoas que ficaram de fora.


Existem algumas maneiras bem simples para solicitação de confirmação. Veja a seguir:


Email ou telefone: É possível deixar um endereço de email ou telefone para que os convidados possam avisar a confirmação de presença até o dia definido.


Site de casamento: Grande parte dos sites especializados para casamentos possuem essa função de confirmação. Basta adicionar ou enviar a url do site para que os convidados possam acessar e confirmar a presença no evento.


Qr Code: Uma forma mais moderna de realizar a confirmação de presença é deixar uma imagem do Qr Code no convite. Assim, basta que os convidados tirem uma foto do código para poderem confirmar a presença.


Contrate o melhor espaço para o seu casamento

Além de se preocupar com a lista de convidados, escolher o local adequado para realizar o evento garante que todos os detalhes se transformem em um dia inesquecível e impecável. Por isso, o Centro de Convenções de Vitória é a melhor opção para o seu casamento!


O Centro de Convenções de Vitória está preparado para atender qualquer evento, contando com mais de 14 salas de vários formatos e tamanhos. Além disso, possuímos parcerias com diversos serviços de buffet.


Agora que você já pegou as dicas de como montar uma lista de convidados ideal para o seu casamento, o que está esperando para agendar um orçamento conosco?


Seus convidados querem o melhor de você. Corresponda a essa expectativa!


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page