28º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
top of page
  • Foto do escritorCentro de Convenções

28º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

Atualizado: 25 de set. de 2019



Nos dias 1 a 4 de outubro de 2019 acontece na cidade de Vitória a 28º edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, que é organizado pela FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições).

O objetivo do evento é reunir profissionais das bibliotecas brasileiras em seus mais diversos locais (universidades, escolas, comunitárias, etc.), para trocar conhecimentos, compartilhar informações e debater formas de preservação das bibliotecas, assim como a sua expansão no território brasileiro. O evento também tem o objetivo de promover a valorização da área e conscientização da sociedade quanto ao trabalho do bibliotecário, o espaço da biblioteca e a sua importância para a comunidade.

A importância das bibliotecas para o desenvolvimento do país

A edição deste ano tem como tema “Desigualdade e Democracia: Qual o papel das bibliotecas?”. O Brasil é um dos países que faz parte da Agenda 2030, que engloba outros países da América Latina e do mundo, e devem cumprir as metas dispostas no acordo que visam a diminuição da desigualdade e aumento do desenvolvimento sustentável.

Neste ano um dos objetivos que estão em foco são a Educação de Qualidade; Redução da Desigualdade; Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Trabalho decente e crescimento econômico. Diante desse cenário a FEBAB conduz seus esforços em mostrar como as bibliotecas são importantes para se alcançar esses objetivos, e informar os demais profissionais sobre esses temas centrais tão importantes na atualidade.

Durante o evento serão debatidas e levantadas questões sobre: como colaborar com a diminuição da desigualdade; quais habilidades ainda devem ser aprimoradas; como conscientizar a sociedade sobre a importância da bibliotecas, como promover o acesso a informação confiável e também em como fazer biblioteca e comunidade estreitarem mais suas relações.

São esses questionamentos que estarão em pauta e servirão para instigar os profissionais presentes a fim de estabelecer um diálogo e incentivo para tomadas de ações que as promovam de maneira efetiva na sociedade.

Convidados

O evento contará com convidados internacionais e grandes nomes como David Nemer, escritor, pesquisador e professor no Departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virginia, EUA; Dra. Arianna Becerril García, Diretora Executiva de Redalyc no México; Richard Poynder, escritor, pesquisador, e ensaísta com artigos publicados no Reino Unido e em outros países em grandes veículos como Wall Street Journal Europe, Financial Times, Guardian e o Telegraph. Também haverá a participação de convidados nacionais como Carla Sousa, consultora de Biblioterapia; Cidinha da Silva, prosadora, dramaturga e editora; e Denis Russo Burgierman, jornalista e colunista do Nexo Jornal. Outros nomes conhecidos e importantes no cenário nacional e internacional estarão presentes.

Informações

O congresso será realizado no Centro de Convenções de Vitória, que está localizado na Rua Constante Sodré, 157, e possui uma excelente estrutura para receber seus visitantes e estacionamento gratuito. Para saber mais sobre o evento, inscrições e a programação acesse o site do congresso.

124 visualizações0 comentário
bottom of page